sábado, 15 de maio de 2010

Dona coruja,a sabida
No oco de uma jaqueira da fazenda de seu Manuel morava Dona Sabida.Era uma ave de plumagem farta,cabeça grande,olhos saltados,bico forte e garras curvas.Sua feiúra não assustava ninguém.Pelo contrário,era muito estimada,apesar de seus hábitos estranhos.À noite trabalhava,caçando alimentos, e durante o dia costumava dormir.Perto dali vivia um gavião chamado Chupito que vivia observando-a e ele resolveu que a pegaria quando ela estivesse dormindo.Ele ficou de botuca vigiando a hora que ela cochilasse.Quando a coruja fechou os olhos, ele voou até a jaqueira,mas nem chegou a pousar,pois a coruja soltou um grande grito.O gavião passou vários dias tentando pegar Dona Sabida,mas tudo foi em vão, então resolveu pesquisar uma maneira de como pegar coruja, por isso foi procurar o macaco Julião e pediu-lhe um livro sobre aves.Ele não pode ajudar-lhe porque não tinha nenhum livro sobre aves.No entanto o gavião não desistiu da empreitada,voltou à jaqueira e ficou observando a rotina da coruja: Ao dia, ora ela cochilava,ora fazia barulho. De noite,ela voava ...Assim passaram-se semanas.
Um dia o macaco Julião disse-lhe:
____ Você nunca vai conseguir pegar essa coruja.
___Por que ? indagou Chupito.
__Porque vocês tem hábitos diferentes .Ela voa à noite e você ao dia.Ela dorme ao dia e você à noite e você dorme ao dia.Você só consegue pegá-la se ela voar.
_ Ah é? Pois você vai ver se amanhã eu não pego essa danada. No outro dia à noitinha Chupito sentou-se numa arvore ao lado da jaqueira e ficou calmamente esperando a coruja voar.O tempo foi passando Chupito dormiu,a coruja voou,voou e Chupito nem viu .De manhãzinha a coruja entrou no oco da jaqueira gritou,gritou ,dormiu...Chupito acordou e pensou “ Dormi no ponto,pois, não peguei a Sabida”

Nenhum comentário:

Postar um comentário