segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os canários

Os canários
Parece um jardim. Um jardim amarelo, eu diria, pois os canários belgas são amarelos. Que coisa maravilhosa é acordar com o cantarolar desse jardim.Pois é isso que acontece todos os dias na casa de José Augusto ,um professor de matemática.
Ás 6h da matina eles sentam no muro e começam com uma cantoria estridente acordando o professor que não se irrita, pois terá mesmo que levantar,porque tem que ir lecionar.Ele é um daqueles docentes que trabalham em dois horários.Tem uma vida muito corrida.
Todos os dias,assim que acorda ,a primeira coisa que faz é ir ao quintal e jogar canjiquinha para os canarinhos.Calmamente ele vai atirando “a canjica de todos os dias” e eles o rodeiam,chegam até sentar em seus ombros .Não sentem medo dele,afinal ele cuida deles como filhos.Em sua garagem há ninhos e casinhas sem trancas, para que se reproduzam e saiam a hora que bem entenderem.
Quando ele termina de alimentá-los e se retira .Um canário bicudo sempre cantarola:
____ Ele gosta mesmo de nós ,né passarada???
__Claro,senão ele não faria tudo isso para nós- respondem ,em assobios agudos.
Vinte minutos depois ,ele liga o carro e vai para a escola trabalhar.O bando o acompanha até a escola.Agem como guarda-costas ,protegendo seu dono.Depois voltam à casa e o aguardam à tardezinha. Ele ,ás vezes ,se esquece de comprar algo para a casa,mas nunca da canjiquinha dos canarinhos
Todo dia comenta, com seus alunos, as novidades sobre os “seus passarinhos” .Ontem ele disse que em dois ninhos havia filhotinhos e em outros três alguns ovinhos.
Os alunos percebem o brilho em seus olhos quando fala dos canarinhos. Um dia chegou muito triste, pois o gato do vizinho,comera dois filhotinhos.Queria matá-lo,mas lembrou que ele também era um animal à procura de alimentos.
José Augusto defende os animais e apesar de ser professor de matemática,sempre aconselha aos alunos a defendê-los também,porque assim estarão defendendo à natureza.
Ele disse ,certa feita, que os pássaros são muito importantes para o crescimento das plantas,pois eles espalham as sementes por todos os lugares em que passam.Ele enfatizou que os pássaros preservam seu habitat ,enquanto que o homem o está destruindo, pois não mede esforço para poluir,desmatar e fazer queimadas,só pensando no lucro da madeira,da terra limpa . Não sabendo ele que está destruindo sua própria vida.
Jornais ,revistas e televisão falam todo dia sobre essa destruição,mas a humanidade não dá a mínima para isso.
Chegará um dia em que não encontraremos mais nenhum canário, para contemplar sua beleza .Junto com ele,não haverá árvores e nem água .
E então, leitor ?Vai ficar aí destruindo a beleza que ainda existe? Ou vai pensar melhor a partir de hoje?Que tal fazer como o professor José Augusto ? A beleza continuará sobre a terra, se cada um fizer a sua parte.Preservando-a.
Autora:Brenda Maria Soares